8 dicas de marketing para pubs e restaurantes

Conheça os priincipais pontos para bons resultados

8 dicas de marketing para pubs e restaurantes

150 150 Consultoria de marketing para bares e restaurantes.

O marketing para pubs e restaurantes tem diversas possibilidades para serem exploradas e fazer da sua comunicação mais eficiente.

1.  Tenha um diferencial e use em sua divulgação

Seu pub ou restaurante é um negócio local e com certeza a concorrência é grande. Ter um diferencial é essencial para se destacar dos outros. Não pense que aspectos genéricos como “atendimento diferenciado” e “qualidade da comida” vão te ajudar, pois isso é o mínimo esperado. Sua empresa precisa de elementos que façam o público identificar sua empresa imediatamente.

2. Seja detalhista

O mercado de alimentação tem diversas oportunidades para fazer marketing e você não pode perder nenhuma delas para divulgar sua marca. Pense em cada detalhe observando todos os aspectos dos produtos, serviços, preços, merchandising, instalações e equipamentos. Para não se esquecer de nada, faça uma lista de conferência e tenha o hábito de conferir periodicamente para saber se tudo está em ordem. Esses elementos devem conversar entre si e com seu cliente. No fim, analise os resultados de cada um desses aspectos.

3. Tenha uma mensagem clara

Fique de olho na mensagem que cada símbolo escolhido para seu restaurante passa para seus clientes, mesmo que inconscientemente. O tipo de talher, o formato do cardápio, a decoração dos banheiros, uniforme da equipe e etc.  Reflita se esses elementos combinam ou não com a proposta e missão do seu negócio e com o público com quem você quer atingir.

4. Funcionários - Força ou fraqueza?

Treinamento garçons

Os funcionários são os principais pontos de contato da sua empresa. Eles representam sua marca no momento mais importante, portanto o treinamento é muito importante. Eles precisam conhecer sua empresa tão bem quanto você, saber a missão e visão, como seu publico gosta de ser atendido, isso ajudará a conquistar a confiança e fidelizar os clientes. Além disso, é uma forte mensagem sobre como sua empresa lida com seu time e demonstra cuidado e preocupação tanto com os funcionários quanto os clientes.

5. Seus clientes são de casa

O tratamento personalizado é algo importante para cativar seus clientes. Fuja da impessoalidade, embora seja difícil, tente se lembrar de clientes recorrentes e demonstre isso. Aproximar-se do cliente é uma ótima maneira de fidelizá-lo.

6. Tenha um produto ESTRELA

Ele será o produto que atrairá as pessoas, você pode vendê-lo com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo. Ele acabará levando as pessoas a consumir outras coisas que vão aumentar o ticket médio. Ele atrai, mas manter o cliente dentro do restaurante é papel da equipe.

7. Produtos e acessórios são mídias valiosas e eficientes

O cardápio é um veículo de comunicação, assim como podem ser os guardanapos, as embalagens dos produtos e os veículos. E como são mídias de sua propriedade você não precisa pagar nada pela veiculação.

8. Tenha sempre uma novidade e divulgue!

A marca tem um ciclo de vida e precisa se renovar para continuar interessante. Qaundo acontecerem, divulgue e seja claro sobre as mudanças  no cardápio, no layout das lojas, nos preços, em novos serviços. E não precisa ser nada custoso. Um garçom pode fazer isso com facilidade e educação. Site e mídias sociais também são ótimas para isso.