Marketing Gastrônomico

Conheça algumas estratégias para alavancar o movimento do seu restaurante

Bons pratos, bom atendimento, localização e ambiente agradável. Essas são características de bons restaurantes, mas isso não basta para ter sucesso, é preciso que as pessoas saibam de tudo isso sobre o seu restaurante!

Para construir uma estratégia de marketing de sucesso, o empreendedor tem de ficar consciente das diferentes possibilidades para divulgar seu bar ou restaurante e estar atento a todas as oportunidades de marketing para seu restaurante. Vamos listar algumas estratégias de marketing gastronômico para serem aplicadas em seu cotidiano, transformar clientes esporádicos em clientes fiéis e depois em muitas recomendações positivas.

A seguir você vai ler sobre os seguintes tópicos:

  1. O diferencial do restaurante
  2. Os detalhes são importantes
  3. O Conceito do restaurante
  4. A importância da equipe
  5. Os clientes são de casa
  6. Produto Chamariz
  7. Use suas próprias mídias
  8. Divulgue as novidades
  9. O poder das datas comemorativas
  10. Festivais e eventos gastronômicos
  11. Redes sociais

Tenha um diferencial e o use para sua divulgação.

Qual a especialidade do seu bar ou restaurante? Do que seus clientes mais gostam no seu bar? O que te faz diferente de toda concorrência local? Essas são perguntas essenciais que o empreendedor precisa responder antes de fazer qualquer coisa. Tenha elementos que façam o público identificar seu estabelecimento facilmente e nada de escolher aspectos genéricos como “atendimento diferenciado”, “qualidade da comida”, afinal essas coisas não passam de obrigações da empresa.

De olho nos detalhes

O mercado de gastronomia tem um grande leque de oportunidades para fazer marketing, por isso você não pode perder nenhuma oportunidade de divulgar sua marca. Cada detalhe merece atenção, observe todos os aspectos dos produtos, seu serviço, os preços, ambiente e equipamentos. Use uma planilha e faça uma lista para saber se tudo está em ordem.

bar temático estilo rústico
equipe de garçons de bar

Pense no seu conceito

Seu estabelecimento deve ter um conceito. Ambiente descontraído, atendimento pessoal, elegância, rústico. Não importa qual seja ele, é importante que que você esteja atento a cada símbolo escolhido para seu restaurante para que todos passem a mesma mensagem para seus clientes, mesmo que inconscientemente.  Reflita sobre como eles combinam ou não com a proposta e missão do seu negócio e com o público com quem você quer atingir. Conheça mais sobre Branding.

Sua equipe é embaixadora da sua marca

Os funcionários são os primeiros embaixadores e representantes da sua marca, afinal são eles que tem o maior contato com seu público. Portanto o treinamento é muito importante. Eles precisam conhecer sua empresa tão bem quanto você, isso ajudará a conquistar a confiança e fidelizar os clientes.

Seus clientes são de casa

O tratamento personalizado é algo importante para cativar seus clientes. Não seja impessoal, tente se lembrar de clientes mais fiéis e demonstre isso. Lembre o nome dele, a bebida que mais gosta pergunte o que ele gostaria. Aproximar-se do cliente – de forma respeitosa e não invasiva – é uma ótima maneira de fidelizá-lo.

Tenha um produto chamariz

Você precisa de um produto que atraia as pessoas, vendido com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo. Ele acabará levando as pessoas a consumir outras coisas que vão aumentar o ticket médio.

Atendimento é um diferencial do restaurante
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Transforme produtos e acessórios em mídias valiosas e eficientes

Todos os elementos do seu ambiente podem ser um veículo de comunicação. Cardápio, bolachas de chopp, guardanapos, as embalagens dos produtos e os veículos da frota e etc. Além de reforçarem a construção da sua marca, essas mídias são de sua propriedade, você não precisa pagar nada pela veiculação. Saiba um pouco mais

Sempre divulgue as novidades

As pessoas adoram novidades. Manter uma rotina de novas ideias e produtos vai ajudar a manter o seu público interessado na sua empresa. Sempre que houver alguma mudança, comunique isso ao seu público, seja no cardápio, no layout das lojas, nos preços, em novos serviços. Use sua equipe para fazer isso, os cardápios, redes sociais e todos os canais que você tem a disposição.

Aproveite datas comemorativas

Dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães, aniversários, Saint Patrick’s Day são ótimas oportunidades para seu restaurante aceitar reservas ou ter planos especiais. Você pode decorar o restaurante para celebrar a data, criar um menu especial.

Festivais e Eventos

O mercado gastronômico possui um leque de conceitos que podem ser utilizados no marketing para restaurantes. Não perca a oportunidade de participar dos eventos e festivais locais. É uma boa oportunidade para atrair clientes que ainda não conhecem o restaurante.

festival gastronomico

Redes Sociais

Use suas redes sociais para divulgar seus produtos e principalmente para conversar com seu público. Nesse ambiente as pessoas podem fazer perguntas, pedidos, avaliar e recomendar seu restaurante. Além do Facebook e Instagram  existem outras redes que podem trazer novos cliente  como o  Kekanto e TripAdvisor.

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